segunda-feira, 28 de maio de 2007

OSÉIAS - UM PROTÓTIPO DO MESSIAS

























Texto: Oséias 11:4

Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.

INTRODUÇÃO:

- Oséias foi contemporâneo de Isaías (Isaías/judá e Oseías/Israel)

- O problema de Oséias (não casava)


I. O CHAMADO DE OSÉIAS


A- Pr. Oséias, solteiro, 32 anos (os pais preocupados)

B- Deus o chama e diz: "Oséias você, precisa casar!

- Eu escolhi - vá ao prostíbulo! Mas Senhor!? (1:2,3)

C- Dá a notícia ao pais - (Num jantar)

1) Os pais ficaram felizes; tentaram adivinhar - será com a filha do ancião? ou do pastor? aquela moça talentosa?

2) Oséias - não pai: "Com a moça que vende seu corpo todas as noites no prostíbulo!

3) A reação dos pais - não se contentaram, reclamaram, aconselharam, choraram.

II. O MINISTÉRIO DE OSÉIAS E A MISSÃO DO MESSIAS

A- Conheço uma história muito parecida com a de Oséias:

1) Um dia, Jesus foi comissionado a vir a terra.

2) Os anjos não queriam deixa que Ele viesse.

3) Mas Ele não teve vergonha de deixar o céu e vir ao... prostíbulo desse mundo.

B- Um dia Oséias desfilou pelos corredores da igreja com a moça vestida de branco.

1) Todos o chamavam de bobo!

2) Os homens olhavam e diziam: Ela já foi minha, eu já a comprei.

C- O que vale você neste universo, que fez Jesus descer a este mundo para desfilar pelos corredores do universo com você? Satanás dando gargalhadas e dizendo: Já foi meu, e será novamente, é fraco!

D- O primeiro amor - O primeiro amor de Oséias com sua esposa foi muito bom - a lua-de-mel sempre é muito emocionante.

1) Você lembra de sua lua-de-mel com Jesus? Gostava de cantar, pregar, trabalho missionário, chegar cedo na Igreja - 1? amor.

2) No 2? ano tiveram um filho - quantos filhos espirituais deste a Jesus?

3) Mas ela o deixou e foi atrás de outro. Ficou grávida, ele a chutou, ficou na rua, aí Deus diz: "Vai atrás dela! recebe-a de volta!

4) As moças bonitas da Igreja - que homem bobo! não aprendeu! ela vai embora pela 2? vez - que vergonha para a família, a Igreja, os amigos!

E- O caminho da salvação é um caminho de vergonha - Jesus foi quem sofreu a vergonha, cuspido - humilhado - seminu.

1) Isa. 1:3 –(O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende ).

Israel não entende, não conhece

2) Deus não suporta o pecado - não há nada mais repugnante para Ele.

3) Se há algo ofensivo a Deus é o pecado!

4) Mas Ele ama o pecador.

F- Um dia Deus vai destruir o pecado não você, você só será destruído se agarrar com unhas e dentes ao pecado.

João 8.7

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

CONCLUSÃO:

A- RECAPITULAÇÃO- Como vimos... Jesus muitas vezes olha para você e diz:

1) Essa maneira de ser não é a minha.

2) Essa maneira de vestir não é a minha.

3) Essa maneira de vir a Igreja não é a minha.

* Mas eu te amo mesmo assim!

B- APELO

As marcas nas mãos. Oséias 14:

Os laços de amor. Oséias 14:4. Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Samuel 16.7

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

O QUE DIRÃO OS PROFETAS A RESPEITO DE JESU ?

"Pergunte a Abraão e ele vos dirá: 'É Melquisedeque, o Rei de Salém, o Rei da paz.' Heb. 7:1.

"Jacó vos dirá: 'Ele é Siló da tribo de Judá.' (Gên. 49:10.)

"Isaías vos dirá: 'Emanuel' (Isa. 7:14), 'Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.' Isa. 9:6.

"Jeremias vos dirá: 'É o Ramo de Davi', 'o Senhor, Justiça Nossa.' Jer. 23:6.

"Daniel vos dirá: 'Ele é o Messias.' (Dan. 9:25 e 26).

"Oséias vos dirá: 'Ele é o Senhor Deus dos Exércitos, o Senhor é Seu nome.' Osé. 12:15.

"João Batista vos dirá: 'Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.' (João 1:29.)

"Jeová declara de Seu trono: 'Este é o meu Filho amado.' Mat. 3:17.

"E nós, Seus discípulos, declaramos: 'Este é Jesus, o Messias, o Príncipe da Vida, o Redentor.'

"Até o príncipe das trevas reconhece-O dizendo: 'Bem sei quem és: o Santo de Deus.' Mar. 1:24."

Nenhum comentário: