sexta-feira, 13 de junho de 2008

COMO TER BOA SAÚDE











“Filho meu, atenta para as minhas palavras... guarda-as dentro do teu coração; pois são vida para os que as acham e saúde para seu corpo.” Provérbios 4: 20-22
Remédios falsificados, doentes nos corredores à espera de um leito, pessoas nas filas buscando um órgão para transplante, descobertos novos vírus. Situações como estas nos levam a valorizar ainda mais a saúde. E, o que é saúde? O dicionário a define da seguinte maneira: estado do que é são, do que tem as funções orgânicas regulares.
Todavia, em um mundo com tantos riscos e doenças a grande pergunta é: Como ter boa saúde? Parece até uma ironia, mas o mais antigo livro do mundo contém advertências e informações que seguidas trarão uma vida mais abundante e saudável.
A Bíblia Sagrada, o melhor e mais completo livro, fala sobre a doença como uma intrusa. Ao ler Gênesis 1:31 vemos que ao criar o ser humano Deus "viu tudo quanto fizera, e eis que tudo era muito bom..." Esse texto bíblico prova que Deus criou o ser humano perfeito em todos os sentidos, inclusive na saúde. A doença veio com a chegada do pecado. Com ele vieram a dor e o sofrimento. Este mundo transformou-se desde então numa combinação de hospital, campo de batalha e cemitério. Contudo, nem tudo está perdido. Deus em sua sabedoria deu alguns conselhos e leis que ajudariam o ser humano a ter boa saúde.
Convido você, a analisar alguns itens sobre a saúde contidos no Grande Manual da Saúde, a Escritura Sagrada, são eles:

O ser humano deveria ser cuidadoso sobre o que comer: Em Levítico 11:47 ”Elas mostram a diferença entre o que é puro e o que é impuro, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem ser comidos” lemos que o ser humano deveria fazer distinção entre os tipos de animais que poderia comer e se seriam saudáveis ou não. O apóstolo Paulo disse em I Coríntios 10:31 "quer comais, quer bebais, fazei tudo para glória de Deus." Alguns acham que podem comer de tudo. Porém uma dieta equilibrada não só trará mais saúde como tornará a pessoa mais apta para glorificar a Deus. Afinal de contas o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 3:16 e 17) e como tal deve ser preservado.

O ser humano deveria ser cuidadoso sobre o que beber: Bebidas fortes ou alcoólicas deveriam ser evitadas. Dentre os vários conselhos, encontramos estes dois, Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio." Romanos 13:13 "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes..." A água é uma das grandes bênçãos que Deus nos deixou. Na saúde ou na doença ela é sempre benéfica.

O ser humano deveria ser cuidadoso com a higiene: No mundo bíblico a higiene era um importante fator de saúde. Deus solicitou, devido às condições da época, que pessoas com doenças infecciosas deveriam ficar de quarentena, bem como aqueles que estiveram em contato com elas. Números 5:2 "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto. Por não existirem refrigeradores a carne não deveria ser guardada por mais de três dias. Após este período deveria ser queimada, junto com os artigos contaminados também Levíticos 7:17 e 19 “Tudo isto de acordo com modernos padrões de higiene.”

O ser humano deveria evitar a imoralidade: o sétimo mandamento da lei de Deus fala: "Não cometerás adultério." Deus deu este mandamento porque sabia que a infidelidade conjugal poderia trazer sérios problemas de culpa e conseqüentemente de saúde física. Há uma relação entre atitude mental e a saúde física. Aliás grande parte das doenças estão na mente das pessoas

O ser humano deveria equilibrar trabalho com repouso: tanto o trabalho quanto o repouso são essenciais para uma boa saúde. O difícil é equilibrá-los em nossa vida. Deus fez algo certo, em Êxodo 20:9 e 10 Ele diz que o ser humano deveria trabalhar durante seis dias e no sétimo descansar. “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro“
Depois de uma semana de trabalhos o Sábado é como um oásis no deserto. Neste oásis, providenciado por Deus, o ser humano pode descansar das suas lutas, aflições e da correria da vida diária. O Sábado é também um momento de encontro com Deus e com a família, ele nos lembra que existe um criador que nos ama e quer o melhor para nós.

A saúde que Deus quer nos dar envolve não apenas o físico e material, mas acima de tudo o espiritual. Ele quer dar a você saúde física
III João v.2 “ Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”

Nenhum comentário: