sábado, 14 de fevereiro de 2009

ELISEU E O MOÇO

De onde me virá o meu socorro ? O meu socorro vem do Senhor Deus que fez o céu e a terra. Salmo, 121:2

Uma ocasião, durante a invasão síria, o rei da Síria procurou destruir Eliseu, em vista de sua atividade em alertar o rei de Israel quanto aos planos do inimigo. O rei da Síria
havia-se aconselhado com seus servos, dizendo: "Em tal e em tal lugar estará o meu acampamento". Este plano foi revelado pelo Senhor a Eliseu, que "enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os sírios desceram ali. Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinham avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
"Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, e chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos seus servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir".
Disposto a se desembaraçar do profeta, o rei da Síria ordenou: "Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo". O profeta estava em Dotã; e, ouvindo isto, o rei "enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite, e cercaram a cidade.

E O MOÇO DO HOMEM DE DEUS SE LEVANTOU MUI CEDO, E SAIU, E EIS QUE UM EXÉRCITO TINHA CERCADO A CIDADE COM CAVALOS E CARROS".
ATERRORIZADO, O SERVO DE ELISEU PROCUROU-O COM A NOTÍCIA: "AI, MEU SENHOR, QUE FAREMOS?" DISSE ELE. "NÃO TEMAS"; FOI A RESPOSTA DO PROFETA, "PORQUE MAIS SÃO OS QUE ESTÃO CONOSCO DO QUE OS QUE ESTÃO COM ELES." II REIS 6:16. E ENTÃO, PARA QUE O SERVO PUDESSE CONHECER ISTO POR SI MESMO, "OROU ELISEU E DISSE: SENHOR, PEÇO-TE QUE LHE ABRAS OS OLHOS, PARA QUE VEJA. E O SENHOR ABRIU OS OLHOS DO MOÇO, VIU; E EIS QUE O MONTE ESTAVA CHEIO DE CAVALOS E CARROS DE FOGO, EM REDOR DE ELISEU". II REIS 6:17. ENTRE O SERVO DE DEUS E A MULTIDÃO DOS INIMIGOS ARMADOS ESTAVA UM GRUPO CIRCUNDANTE DE ANJOS CELESTIAIS.

Eles tinham vindo com grande poder, não para destruir, não para reclamar homenagem, mas para acampar em torno e ministrar aos desajudados e fracos servos do Senhor.
Quando o povo de Deus é posto em condições de dificuldades, e aparentemente não há escape para eles, somente o Senhor deve ser sua dependência.
Avançando a companhia de soldados sírios ousadamente, ignorante da presença dos invisíveis anjos do Céu, "Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere, peço-Te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria". II Reis 6:8-19.
"E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria. E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram
e beberam; e os despediu e foram para seu senhor." II Reis 6:20-22.
Depois disto Israel ficou livre por algum tempo dos ataques dos sírios. Porém mais tarde, sob a enérgica administração de um determinado rei, Hazael (neto do Hazael que havia sido ungido como aguilhoador de Israel), os exércitos sírios cercaram Samaria, sitiando-a. Nunca Israel havia sido levado a situação de tão grande dificuldade como durante este cerco. Os pecados dos pais estavam sem dúvida sendo visitados sobre os filhos e os filhos dos filhos. Os horrores de prolongada fome estavam impelindo o rei de Israel a medidas de desespero, quando Eliseu predisse livramento para o dia seguinte.
Quando o dia estava para amanhecer, o Senhor "fizera ouvir no arraial dos sírios ruídos de carros e ruídos de cavalos, como o ruído dum grande exército"; e eles, possuídos de temor, "se levantaram, e fugiram no crepúsculo", deixando "as suas tendas, e os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava", com ricas reservas de alimentos. Eles "fugiram para salvarem a sua vida", não se detendo até que tivessem transposto o Jordão. II Reis 7:6 e 7.

"Elevo os meus olhos para os montes; De onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, Que fez o céu e a Terra."
Assim o Senhor está em volta do Seu povo, Desde agora e para sempre." O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, Desde agora e para sempre. Sal. 121 e 125

A promessa de Deus para seus filhos é esta, precisamos acreditar e confiar em Deus. Precisamos ouvir e enxergar Deus, e ver o seu livramento....

Fontes de Pesquisas
Profetas e Reis, P. 256 à 258